Como fazer um plano de negócios?
Essa
deve ser a pergunta que deve estar na sua mente neste exato momento,
não é mesmo? Agora que você compreendeu o que é um plano de negócios e
por qual motivo sua empresa precisa ter um, é hora de “arregaçar as
mangas e colocar a mão na massa.”
A seguir você encontrará os 7 passos
para começar essa jornada. Lembre-se de documentar as respostas de cada
etapa em uma planilha ao longo do processo, para que os dados fiquem à
sua disposição de forma prática.
01. Definição do negócio e dos seus diferenciais competitivos
Aqui
você precisará definir seu ramo de atividade, local de atuação, seus
produtos e/ou serviços e listar como eles se diferenciam dos demais,
quais características eles têm que possam atrair os consumidores e
fidelizá-los.
O Sebrae oferece um radar de oportunidades para
você que precisa pesquisar o mercado antes de abrir uma empresa. A
partir dele você poderá ter acesso a dados como quantidade de
empreendimentos em cada bairro e seus serviços, perfis dos consumidores e
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02. Análise de mercado
Como
está a concorrência para o seu tipo de negócio? Será que existem
clientes para o produto ou serviço que você busca oferecer? Como você
quer posicionar o seu produto no mercado? Perguntas como essas serão o
norte para esta etapa.
03. Plano de Marketing
Os
4P’s (Produto/Serviços, Preço, Praça e Promoção) do Marketing devem ser
definidos aqui. É importante lembrar que o preço definido para o
produto ou serviço vai direcionar ações ligadas principalmente à
promoção, ou forma como você comunica sobre ele ao público-alvo.
04. Plano Operacional
Hora
de listar como as coisas devem funcionar para que o negócio aconteça!
Nesta etapa será preciso informar sobre a localização da empresa e sua
estrutura física. Deve-se fazer uma estimativa sobre capacidade
produtiva, número de funcionários e de atendimento a serem realizados
por mês.
05. Plano Financeiro
Insira
neste tópico as estimativas referentes a: custos iniciais, despesas e
receitas, além de capital de giro, fluxo de caixa e também de lucros.
06. Análise de Cenários e Análise Estratégica
A
análise de cenários vai ajudar você a se precaver e prever situações
que possam interferir diretamente na sua empresa. Depois desse
levantamento é interessante pontuar quais ações estratégicas serão
realizadas para mudar o cenário.
07. Avaliação do Plano de Negócio
Aqui você deve revisar cada detalhe antes de bater o martelo e começar a colocar o plano de negócios em prática.
Lembre-se que essa ferramenta precisa ser revisada de forma periódica para eventuais atualizações sobre sua empresa.
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